Portafolio
De Aprendizaje
|
|
ÍNDICE
I.
SECCIÓN I
Referencias pessoais . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ………….. . . . . . . . . . . .
. . 2
Estudos …………………………………………………………………………………..
2
Cargos na igreja
………………………………………………………………………… 3
Habilidades
Profissionais e Empreendimentos …………………………………………. 3
Interesses e hobbies pessoais ……………………………………………………………
4
Breve autobiografía …………….………………………………………………………..5
Evidencias………………………………………………………………………………
6
SECCIÓN II
Justificación de elección de la carrera ………………………………………………….
11
Justificación de elección de institución educativa
……………………….…………….. 11
Carga académica ……………………………………………………………………….. 11
Experiencia de trabajo ……….………………………………………………………… 11
Herramientas disponibles para el estudio
……………………………………………… 12
Plano de financiamiento ……………………………………………………………….. 12
Habilidades y dones que poseo ………………….……………………………………..
12
Limitaciones y autolimitaciones ……………………………………………………….
13
Habilidades que desarrollaré …………………………………………………………..
13
Declaración de visión …………………………………………………………………. 13
Valores …………………..……………………………………………………………. 13
Declaración de misión…………………………………………………………………. 14
SECCION III
Competências …………………………………………………………………………. 15
SECÇÃO I
REFERÊNCIAS
PESSOAIS
Nome:
Lázaro Samuel Quinhentos
Data de Nascimento: 08 de
Dezembro del 1989
Local:
Município da Matala, Província da Huíla
Filiação: Raimundo
Qunhentos e Justina Elisa Mateus
Estado Civil:
Casado
Esposa: Maria
Candeia Pedro Quinhentos
Filhos:
Daniel Raimundo Kapata Quinhentos, Cecília Huissi Kapata Quinhentos e José
Justino Kapata Quinhentos.
Altura:1,75
Bilhete de
Identidade nº: 003647894HA031 (passado pelo Arquivo
de Identificação nacional aos 26 de Outubro de 2019), ver.
Passaporte nº 2607730,
emitido aos 08 Janeiro de 2020, ver.
Baptismo: 02 de
Agosto de 2009 pelo Pastor Diniz Chimba, na Igreja Adventista do 7º Dia de
Betel Matala/Huila, ver.
Igreja de
Proveniência: Betel Matala/Huila
Igreja Actual:
Universitária de Angola
Residência: Matala
Huila, Bairro Muvale zona 7
Telefones: 926
208 1; 945 952 781; 912 414 939
Facebook:
Lázaro S Quinhentos
E-mail:
lazaroquinhentos@gmail.com Whatsapp:
926 208 134
ESTUDOS
Iniciação, 1ª, 2ª 3ª e 4ª Classes (1999 a 2003 – Escola nº 120 da Matala,
Província da Huíla)
5ª e 6ª Classes (2004 a 2005 – Escola
do II Nível Produção e Luta da Matala, província da Huíla )
7ª, 8ª e 9ª Classes (2006 à 2008 -
Escola do I Ciclo do Ensino Secundário nº 915 Sede da Matala)
Ensino Médio - 10ª, 11ª e 12ª Classes (2010 à 2012 -
Escola do II Ciclo do Ensino Secundário da Arimba Lubango, Antena dos Gambos).
Ensino Superior: 1º, Ano ( 2016 - Curso de História, pelo
Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango - Huíla)
CARGOS
NA IGREJA
ü 1.-
Secretario do ministério Jovem,
na Igreja Betel Matala/Huíla, 2006 – 2009
ü Diretor da Escola Sabatina,
2010 – 2012
ü Diretor do Ministério Jovem, na
Igreja Betel Matala/Huíla, 2013 – 2017
ü Director do Clube de Aventureiros do distrito
Betel Matala, 2016, 2017
ü Secretaria do Clube de
Aventureiros na Região Matala, 2016, 2017
ü Responsável pela publicidade e
Imagem da região-jovem Matala, 2017
ü Regional das publicações nos
municípios de Matala, Quipungo, Jamba e Kuvango. 2017-2018
ü Director de Publicações da
Igreja Betel Matala/Huíla, 2018
ü Secretario da Igreja na igreja
Betel Matala/Huíla, 2017-2018
ü Secretario da tesouraria na
Igreja Betel Matala/Huíla 2017-2018
Habilidades Profissionais e Empreendimentos
ü Obreiro Leigo, pela Igreja da Betel - Matala/Huíla
ü Líder de Aventureiros pela Igreja da Betel - Matala/Huíla
ü Colportor Evangelista, Pela União Sudoeste dos
Adventistas do Sétimo Dia de Angola - USASDA
ü Curso de Informática
ü Curso de Pedagogia
ü Curso de Formação de Oficiais da I (2015, UNA-União
Nordeste Angolana)
ü Experiência como docente (2013 a 2017)
INTERESSES
E HOBBIES PESSOAIS
·
Estar bien con Dios, mi familia, la iglesia entre otras cosas
·
Me interesa mucho la investigación
·
La tecnología también es de mis intereses
·
Me encanta aprender idiomas aunque se me dificulte
·
Me encanta saber sobre historia denominacional y tengo mucho
interés por conocer más.
·
Ver
televisão
·
Passear
com a família
·
Ler
BREVE AUTOBIOGRAFÍA
Meu nome é Lázaro
Samuel Quinhentos, tenho 30 anos, nasci em 08 de Dezembro de 1989, em Matala,
provincia da Huíla. Tenho 3 filhos, meus pais são Raimundo Quinhentos e Justina
Elisa Mateus.
Nascido no lar onde a mãe é pai também ao mesmo tempo, o
pai faleceu quando eu tinha apenas uma semana de vida, consequentemente tive
que começar a trabalhar e estudar ao mesmo tempo desde a tenra idade, aos 15
anos abandonei a igreja e so retomei aos 18 anos de idade, tudo porque sentia
muita raiva de Deus por permitir que seja o único no bairro que poderia crescer
sem o pai ao lado.
Apesar da vida carente que tinha, a Mãe sempre inculcava-me
os sagrados princípios para andar na rectidão.
Nos três anos fora da igreja, experimentei muitas outras
seitas religiosa, tal como a universal. Mas em nenhuma das igrejas por onde
passei eu me sentia seguro, sentia-me longe de casa. Por isso rendi-me e voltei
para casa, a igreja Adventista do Sétimo aos 18 anos.
Aos 23 anos de idade consegui um emprego de dar aulas
como professor colaborador de Matemática e aos 25 anos casei com a Sra. Maria
Candeia Pedro Quinhentos.
Interessei-me pelo ministério em 2017 quando fui
recrutado pelo Pastor Diamantino Sawambo departamental das publicações da
USASDA. A medida que fui desenvolvendo o ministério da colportagem fui me
apaixonando cada vez mais pelo ministério de ganhar almas para Cristo. E em
2008 fui submetido ao exame de teste para ingressão a FATA extensão
montemorelos, e fui admitido com a nota de 78%
.
EVIDENCIAS
SECCIÓN II
JUSTIFICACIÓN DE ELECCIÓN DE LA CARRERA
A pesar de
que muito cedo gostava de cuidar das coisas sagradas, a paixão pelo ministério
pastoral nasceu no meu desenvolvimento como colportor. Desde 2017 que entrei na
vida de colportagem, vivendo batendo a porta das pessoas para poder apresentar
esperança as familias, embora envolvidas no grande conflito cósmico. Pouco a
pouco fui me apaixonando pelo ministerio pastoral, para cuidar com mais tempo
as ovelhas do mestre e ganhar almas para o reino celestial.
JUSTIFICACIÓN DE ELECCIÓN DE INSTITUCIÓN EDUCATIVA
Em 2016 ingressei no ISCED do Lubango/Huíla, mas a paixão
pelas coisas sagradas em 2018 me fez virar os meu intereses para essa
instituição, no entanto decidi abandonar o ISCED e começar uma nova carreira
que eu sei que é a melhor.
CARGA ACADÉMICA
·
Apreciación cultural:
arte
·
Aptitud física: atención
a la salud
·
Arqueología del antiguo
cercano oriente
·
Canon bíblico
·
Comunicación oral y
escrita
·
Educación para el
servicio: agricultura y ecología
·
Estilo de vida saludable
·
Historia antigua
·
Introducción a la
Evangelización
·
Análisis de los
sinópticos
·
Apreciación cultural:
música
·
Aptitud física: salud
física
·
Educación para el
servicio: mantenimiento del hogar
·
Griego I
·
Introducción a la
investigación
·
Pentateuco
·
Portafolio de aprendizaje
I
·
Principios de
administración
·
Taller de evangelización
EXPERIENCIA DE TRABAJO
·
Professor de Matemática
durante 5 anos na escola nº 915 Sede da Matala/Huíla,
·
Professor de Informática
durante 2 anos no Ciber Laziyano Company
·
Professor de Física no
Colegio Okupita Vondjango durante 1 ano
·
2 anos como Líder de
colportores
HERRAMIENTAS DISPONIBLES
PARA EL ESTUDIO
·
Livros
·
Um Computador
·
Biblia
·
Canetas
·
Acesso
a sala de informática
PLANO DE FINANCIAMIENTO
Minha familia tem ajudado com alguns
valores monetareos, ademáis, faço parte dos estudantes trabalhadores de lavra na missão com a
remoneração de pagamentos de propinas.
HABILIDADES Y DONES QUE
POSEO
·
Facilidade de palavras
·
Fácil integração
·
Cortez
·
Desempenho optimo em
computadores
·
Conocimiento acerca del
campo
·
Experiencias en el trato
con los hermanos
·
Colportor
·
Boas relações
·
Trabajo
·
Optimista
·
Facilidade de
aprendizagem
A)
LIMITACIONES Y
AUTOLIMITACIONES
·
Falta de conhecimentos de
diversos idiomas
·
Falta de conhecimentos de
outros oficios
·
Dificultade para
estructurar alguns temas
·
Cantar
·
Conhecimento de idiomas
bíblicos
HABILIDADES QUE
DESARROLLARÉ
·
Desejo aprender com
eficacia os idiomas bíblicos e outros idiomas
·
Cantar bem
·
Aprender a utilizar
programas digitais como “logos”
·
Ser mais inteligente
·
Organizado
·
Responsabilidade
DECLARACIÓN DE VISIÓN
Ser um ministro que se preocupa realmente
com as almas que jazem no mundo do pecado e ter éxito em tudo que emprender
para salvar almas. Ter uma ampla capacidade de compreender os demais. Ser um
evangelista consagrado ao Senhor.
.
VALORES
·
Amor
·
Esperança
·
Confiança
·
Honestidade
·
Lealdade
·
Igualdade
·
Equidade
·
Empatía
·
Respeito
·
Compromisso
·
Integridade.
·
Dignidade
DECLARACIÓN DE MISIÓN
Desarrolar um ministerio digno, diante de
Deus e da igreja. Servir ao Senhor con minha vida na igreja, ensinado para as
pessoas acerca de Criato e do Seu amor.
SECCION III
COMPETÊNCIA
|
1. Empreender iniciativas para
viver e difundir uma cosmo visão de acordo com a perspectiva Bíblica.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Teologia
Fundamental
·
Estilo de Vida
Saudável
·
Pentateuco
·
Cânon Bíblico
·
Análise Sinópticos
·
Educação para o
Serviço: Agricultura e ecologia
·
Educação para o
Serviço: Electricidade
·
Aptidão Física I
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Os
conteúdos que recebemos nestas disciplinas de maneira a adquirir esta
competência, são bons, de sorte que adquirimos coisas muito importantes,
desde os trabalhos e actividades que realizamos foram úteis e benéficos para
nossa aprendizagem.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Desenvolvemos
muitas actividades práticas durante as aulas, com muito sucesso a mercê dos
conteúdos que recebemos em sala de aulas.
|
Reflexão geral
|
As
disciplinas inerentes a esta competência, nos ajudaram a entender melhor a
Bíblia Sagrada, desde os princípios de constituição do cânon bíblico. E nisto
compreendemos melhoro propósito da Bíblia e a urgência de também fazer saber
os outros as verdades nela reveladas.
|
Evidências
|
·
Provas escritas
·
Fotos
|
COMPETÊNCIA
|
2. Desenvolver a capacidade
criativa para analisar os processos e formas em que se realizam as tarefas e
criar cenários mais eficientes e efectivos.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Apreciação Cultural
I
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Desta
disciplina aprendemos a distinguir dos mais variados estilos musicais e
entender o seu valor e influencia no estado psico-emocional das pessoas.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Desta
disciplina assimilamos a fazer análise e avaliação da cultura musical,
principalmente a clássica e a tocar as notas básicas do piano.
|
Reflexão geral
|
Estes
conteúdos nos ajudaram a valorizar mais a cultura musical, e a entender o
valor do louvor dentro da liturgia na adoração a Deus.
|
Evidências
|
·
Fotos
|
COMPETÊNCIA
|
3. Desenvolver projectos de
investigação para resolver os problemas relacionados com o desenvolvimento
profissional.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Introdução a
Metodologia de Investigação
·
Portafólio de
Aprendijagem I
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Recebemos
orientações em como organizar e formular as ideias e apresentá-los através de
um trabalho organizado e rigorosamente estruturado.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Foram
orientado vários trabalhos nestas áreas, assim que aprendemos muitas coisas
que nos farão de base para outros níveis de formação.
|
Reflexão geral
|
Estas
disciplinas nosajudam a realizar uma investigação mais acurada e eficaz,
desde as formas de colocações das ideias pessoais e a busca de outras fontes,
e trabalhar sob qualquer tema de investigação.
|
Evidências
|
·
Meu Portafólio
·
Exegese Bíblica
(Introdutória)
|
COMPETÊNCIA
|
4. Concretizar a visão
professional empreendendo proyectos que resultam de uma visão profissional e
que respondam os critérios de qualidade reconhecida.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
Na
carga de disciplinas para este ano, não tem uma disciplina desta categoria de
objectivos.
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
|
Reflexão geral
|
|
Evidências
|
|
COMPETÊNCIA
|
5. Manter comunicação e
relações postivas na diversidade internacional.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Na
carga de disciplinas para este ano, não tem uma disciplina desta categoria de
objectivos.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
|
Reflexão geral
|
|
Evidências
|
|
COMPETÊNCIA
|
6. Interpretar de forma
responsável o texto bíblico a partir a partir do domínio das ferramentas
linguísticas e históricas.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Arqueologia
·
História Antiga
·
Cânon Bíblico
·
Grego I
·
Pentateuco
·
Análise Sinópticos
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Essas
cadeiras nos tem dado bases para orientar todas as nossas actividades de
investigação enquanto estudantes de Teologia.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Graças
a esses conteúdos nos tem ajudado de uma forma geral permitindo-nos alcançar
resultados positivos.
|
Reflexão geral
|
Nos
permitem conhecer mais a Bíblia e os mistérios apresentados nela, ajudando a
colmatar certas dúvidas no meio teológico e na igreja.
|
Evidências
|
·
Exames de Grego
|
COMPETÊNCIA
|
7. Desenvolver uma liderança em
estilo de vida com harmonia com as convicções que resultam do texto Bíblico.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Formação de
Carácter
·
Estilo de Vida
Saudável
·
Análise Sinópticos
·
Pentateuco
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Durante
toda a nossa prática estudantil, essas disciplinas nos remeteram sempre a uma
reflexão séria no referente a nossa vida espiritual.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Os
conteúdos recebidos nestas disciplinas nos despertou a considerar em tanto o
chamado da vocação ao santo ministério.
|
Reflexão geral
|
Assim
que essas disciplinas nos têm ajudado a harmonizar a nossas vidas conforme os
princípios bíblicos e orientações do estilo de vida dos Adventistas do Sétimo
Dia.
|
Evidências
|
·
Exames
·
Trabalhos
|
COMPETÊNCIA
|
8. Aconselhar, pregar e ensinar
a Palavra de Deusa partir de uma metodologia que contribua a enriquecer a
vida espiritual da igreja.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Comunicação Oral e
Escrita
·
Teologia
Fundamental
·
Pentateuco
·
Introdução a Metodologia
de Investigação
·
Análise Sinópticos
·
Métodos de Ensino
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Temos
vindo a aprender com essas disciplinas, apresentar a Palavra de Deus de forma
clara e aberta, escrever correctamente, e redigir e apresentar trabalhos com
as regras.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Essas
ferramentas nos têm servido para desempenhar algumas actividades na igreja.
|
Reflexão geral
|
Estes
conteúdos nos ajudam a ser úteis na ministração da Palavra de Deus, desde a
forma de como falar em público e como fazer buscas para as apresentação
dentro e fora da igreja.
|
Evidências
|
·
Exames
|
COMPETÊNCIA
|
9. Instruir os membros da
igreja nas doutrinas Bíblicas para que Sejas capazes de estabelecer um
diálogo com pessoas de outras confeições religiosas, que lhe leva a avaliar
criticamente suas crenças.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Teologia
Fundamental
·
Introdução a
Metodologia de Investigação
·
Método de Ensino
·
Comunicação Oral e
escrita
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Com
estas disciplinas conhecemos melhor as doutrinas da igreja adventista e
escrever correctamente.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Nos tem
permitido participar em várias actividades da igreja.
|
Reflexão geral
|
Essas
disciplinas nos tem ajudado a compreender a verdade sobre as doutrinas da
nossa igreja, para que num futuro próximo sirvamos com eficiência.
|
Evidências
|
·
Exames
·
Fotos
|
COMPETÊNCIA
|
10. Ministrar de maneira empática,
ética e confidencial os membros da comunidade nas diversas problemáticas que
enfrentam.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Estilo de Vida
Saudável
·
Formação de
Carácter
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Nestes
conteúdos aprendemos princípios de admintração da vida e de nossos bens
físicos.
|
Experiências de
Aprendizagem (Práticas)
|
Facilitou-nos
nos mais variados trabalhos e mudança de comportamentos e atitudes e
relacionamentos com outras pessoas.
|
Reflexão geral
|
Os
conteúdos desta cadeira nos orienta como administrar de forma efectiva e
regular a igreja, e como tratar as pessoas dos mais variados extractos
constituintes na igreja, resolvidos assim conflitos e levar a igreja ao
progresso.
|
Evidências
|
|
COMPETÊNCIA
|
11. Capacitar e administrar a igreja
em todas as áreas de seu funcionamento e desenvolvimento para a evangelização
com uma visão mundial e responsabilidade local.
|
Disciplinas
(cadeiras)
|
·
Princípios de
Administração
|
Experiências de
Aprendizagem (Teóricas)
|
Temos
aprendido princípios e estratégias para administrar bem a igreja.
|
Experiências de Aprendizagem
(Práticas)
|
Temos
usado os recursos desta disciplina, enquanto líderes na igreja, colaborando
no possível para o melhoramento da igreja.
|
Reflexão geral
|
Os
conteúdos que temos recebidos facilitará que sejamos um bom líder, um bom
dirigente de igreja e um fiel administrador dela, dando recursos para
organização de projectos positivos envolvendo um número de membros possíveis.
|
Evidências
|
|
Comentários
Enviar um comentário